Pirâmide Invertida

Alô alô marcianos. Eis que venho hoje aqui compartilhar um pouco de cultura com vocês, só para variar.

Tópico da noite: Pirâmide Invertida, a técnica jornalística de fazer a notícia mais interessante. Como funciona?

Para entender esse conceito, primeiro é preciso especificar o que é Lead, ou lide. Do inglês “to lead” (liderar, conduzir), é o começo, a introdução que supre as perguntas básicas de uma notícia. Informa de forma rápida e resumida sobre o quê a notícia se trata, de forma a prender a atenção do leitor na matéria. As perguntas básicas que devem ser respondidas no lide são: Quem, O que, Quando, Por que, Onde, Como. Porém, para chamar a atenção do leitor, é possível usar da técnica da pirâmide invertida, que trata-se de explicitar as perguntas de forma a escrever do mais importante para o menos importante. Portanto, pode-se alterar a ordem dos fatos.

O professor de Jornalismo Básico deu-nos a seguinte missão: Criar um lide criativo e ao mesmo tempo interessante, usando da técnica de pirâmide invertida.

E eu, como bobona travessa que sou, não pude deixar de aproveitar o tema para fazer de uma ou duas graças. Mas ressalto logo, quem fizer a apuração da minha notícia, encontrará fatos verdadeiros. Eu apenas tornei as coisas um pouco mais… Criativas e interessantes, hehe. Divirtam-se.

 

As pirâmides invertidas: O fenômeno que está intrigando o mundo.

Nas terras do Cairo, no Egito, é onde se encontra a primeira grande maravilha do mundo: as Pirâmides de Gizé, que perduram através do tempo por mais de cinco mil anos, mantendo seu relativo bom estado. Porém, na noite de quarta-feira foram registradas queixas na polícia egípcia de Mênfis. No início foram levadas pelas autoridades como brincadeira, mas devido à grande massa de pessoas que continuavam ligando para a delegacia, causaram muita preocupação e espanto. Exploradores, cientistas e moradores locais declaravam ter visto as Pirâmides invertidas.
Numa equipe de reconhecimento, a polícia confirmou as queixas, encontrando as Pirâmides com as bases maiores apontadas para o céu, equilibradas pela ponta na areia. O evento absurdo foi reportado para a UNESCO por volta das 23h52min, conforme relatório oficial do delegado Hah-Amun. “Nunca vimos nada afetar as grandes pirâmides. Encontrá-las naquele estado me deixou perturbado. Até agora ainda não consegui dormir” Ele declarou em entrevista para a Reuters nesta manhã. Foram encontradas ferramentas de escavação ao redor das pirâmides, o que deixa o fato ainda mais estranho, uma vez que a polícia e os especialistas afirmam ser impossível inverter um monumento de tamanho porte e idade com instrumentos tão simples. Entre as ferramentas encontradas foram registrados três martelos, quatro pás, sete picaretas e uma enxada. Ainda no local foram encontradas placas de granito esculpidas por material desconhecido, todas com os dizeres: A situação pode ser invertida.
A busca por suspeitos de ter invertido as Pirâmides ainda não mostram nenhum resultado significativo, levantando inúmeras teorias entre os estudiosos do mundo todo, sendo intervenção alienígena a principal delas. “Isto é bobagem” disse o chefe do caso pelo FBI, George Russel, “O que aconteceu aqui só pode ter sido coisa de manifestantes. Não se preocupem, nós encontraremos o responsável por isto. Ninguém sairá impune” completou o oficial. O Egito tem passado por grandes reformas políticas desde os conflitos do começo do ano, entre o povo e o governo do ex-presidente Hosni Mubarak, deposto por acusações de corrupção e assassinatos. Tendo sido um ditador por 30 anos, Mubarak criou inúmeras tensões e organizações locais, e muitos manifestantes foram executados durante os protestos. Indo a julgamento no Cairo, e com a chance de ser condenado à pena de morte, o evento político é outra grande teoria explicativa do monumento ter sido invertido.
A situação ainda está sendo estudada a fundo, e todos os grandes órgãos de pesquisa e conservação do mundo estão envolvidos no mistério egípcio. “Seja lá o que tenha acontecido, nós nunca poderemos compreender completamente. Manifestantes, aliens, isto não importa muito. De qualquer forma, foi um grande sinal para todos nós” declarou o delegado Hah-Amun ao final de sua entrevista, enquanto olhava fixamente para as Pirâmides invertidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s