Que Sociedade Alternativa?

Oi. Minha intenção neste post não é mudar a sua opinião. É apenas tentar expor a minha.

Estou um tanto curta, porquê ainda estou com a cabeça quente de idéias. Geralmente, costumo querer deixar de lado os assuntos que me aborrecem, mas aqueles que parecem não querer me deixar em paz, eu descarrego por aqui, onde só realmente se interessa pela minha opinião se dá o trabalho de conhecê-la. Venho falar portanto, de sociedade. Na verdade, também da raça humana. Mas sem dúvidas, nenhum elogio em mente.

Estava eu há pouco em uma discussão sobre como acho que o grande mal do planeta não é a poluição, nem o fim do mundo, nem a burrice, ignorância, música de mal gosto, nem nada do gênero. Acho que o grande mal do mundo é a sociedade. Mas, deixe-me primeiro lhe fazer entender em quê contexto estou utilizando-a neste momento. Penso na sociedade atual em quê vivemos. Penso em uma grande massa de seres humanos vivendo em um mesmo sistema, em um mesmo local, ou, arrisco eu, em um mesmo globo.

Para mim, esta sociedade a que me refiro é constituída da raça humana em geral. As exceções, como pacifistas, salvadores, rebeldes e revolucionários, e seres de coração puro de verdade, eu estou deixando de lado. Quando me refiro a tal raça, a idéia da maldade me vem imediatamente à cabeça.

Temos a péssima mania de tentar analisar apenas as outras espécies de animais com detalhes científicos e outros tipos de maiores análises. Mas quando tratamos dos seres humanos, torna-se até estranho engloba-lo em uma certa espécie ou nicho, porquê sentimo-nos donos superiores de qualquer outra cadeia.

A humano surgiu, evoluiu, conheceu outros de sua raça, e então, ao passar de anos, começou a aprender a conviver em harmonia, criando assim laços afetivos, necessidade de compania, conhecimentos avançados, e então, deu um pontapé no funcionamento da Sociedade. Surgiram tribos, vilas, aldeias, cidades, e por aí segue-se. Um governo foi necessário. Leis foram estabelecidas. Ensinamentos foram repassados às outras gerações. E o ser humano não parou de crescer em nenhum nível sequer, até se tornar ponta de linha.

A sociedade que vivemos no mundo é principalmente capitalista. O capitalismo em sua essência, não previa a falta de respeito, e sim o estímulo do comércio em troca de moeda. Mas heis que surge o foco da sujeira humana. A ganância. O homem foi tornando-se mais ganancioso, querendo cada vez mais e mais, passando em cima de quem fosse para obtê-lo, até enxergar que se estivesse no poder, poderia ser obedecido e viver com os tantos benefícios que sonhou. Encaramos aí a corrupção, a lavagem de dinheiro, a indiferença com a classe inferior e a dominação do mais rico sobre o pobre.

Vivemos numa sociedade tão gananciosa, que as crianças já são nascidas e criadas neste sistema, sendo robotizadas pela escola e pelas massas. Crescem mais adultos que serão só servos do governo, ou que serão destacados em aproveitar-se do menor para sua própria elevação.

É assim que eu enxergo o ser humano.

Eu o vejo como a escória de todo o planeta. O mal maior. O câncer mundial. E a sociedade que um tipo deste de ser humano cria é só uma grande repetição de sua própria podridão.

Eu não vejo mais volta. Eu não tenho qualquer esperança de mudança ou melhora. Tudo o que eu vejo são grandes avanços tecnológicos e mais pessoas vazias. E mais carcaças. E mais desastres naturais. E mais desolação. E o fim se aproximando.

Eu gostaria de conhecer mais exceções do que conheço. Eu gostaria de poder reformar este meu conceito com um pensamento mais positivo. Eu gostaria de parabenizar a sociedade mundial por tanta evolução. Mas eu só tenho minhas expectativas desapontadas.

As exceções são ínfimas. As pessoas já são só robôs, movidos por migalhas de pão e dinheiro. Por falsos princípios, e comodidade.

Mas talvez, eu só esteja estudando filosofia demais, e isso tenha realmente afetado meu cérebro. Devo precisar de um descanso.

Anúncios

5 Respostas para “Que Sociedade Alternativa?

  1. É, você se empolgou com nosso assunto de hoje.

    Não discordo desse seu texto, apenas acho que você esta englobando o mundo, com a sua realidade. Fora isso, algo ainda me incomoda que é o termo ‘sociedade’ usado no seu texto.(e na nossa conversa).
    Uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
    Sugerir a hipótese de existir uma ‘sociedade mundial’ é pra lá de estranho. Ao meu ver é como dizer que todo ser humano é Católico.

    Se você tivesse dito, a ‘sociedade brasileira’ iria me soar, estranho, porem mais compreensivo.

    Mas ao meu ver, você usa a palavra sociedade para definir apenas os Valores morais das pessoas que você conhece, sugerir que o mundo é feito de pessoas dominadas pelos sistema é como dizer que o Restart tomou o lugar dos Beatles.

    Amplie seus horizontes, viaje, conheça pessoas novas, novos valores, outras culturas, outros projetos e outros interesses. O mundo é muito mais do que ‘viver para ter’. Se melhor ou pior do que seu texto diz, eu não sei, nem espero saber mas não tenho raiva de quem (acha) que sabe.

  2. É, realmente estou meio que englobando tudo com a palavra “sociedade”, mas a isso me refiro na atual. Eu posso estar mesmo meio errada, afinal, eu nunca fui pra Oceania ou pra Europa pra saber como é a cabeça das pessoas por lá.
    Acho que o único ponto em que discordamos foi o contexto que eu coloquei a palavra, mas eu tenho de admitir que ficou meio confuso.
    Mas, tudo bem. Enquanto eu não for lá conferir os lugares, eu não vou poder ter razão de nada, afinal, eu fico aqui em frente ao meu computadorzinho, só escrevendo qualquer coisa que me vem na cabeça.
    Aah, tanto faz, isso já tá me deixando confusa… rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s