TCC- Definição de Cultura de Massa

A quem acompanha o blog, por favor, não se assuste. Pretendo adiantar um pouco meu TCC nesta semana, por isso, os posts seguidos.

O QUE É CULTURA DE MASSA?

A cultura de massa, para desvendar a expressão em si, não é cultura, e nem é feita pela massa.

A cultura de massa é um conceito amplo, que engloba desde o baile funk até o rock’n’roll, desde a mini-saia até a calça skinny, do suco à coca-cola, das novelas aos livros, do lápis à lata de tinta. Tudo pode ser colocado no gênero de cultura de massa.

Mas, para encurtar o termo e torná-lo objetivo, cultura de massa trata de uma padronização, um sistema passado para as massas de menos poder, pela “elite” da sociedade.

Cultura de massa é toda informação manipulada para o todo pela massa dominante, transformando a cultura em produto, controlando e ditando a moda, o comportamento, a música, os hábitos, as leis, entre outros aspectos influentes da sociedade.

O QUE É MASSA?

Na Radiomensagem de Natal de 1944, o Papa Pio XII definiu o termo “massa” do modo mais explícito e objetivo possível. Seu conceito de massa desenrolou-se nesta forma:

“A massa não passa de um conjunto de indivíduos que não se movem, mas são movidos por paixões. A massa é sempre, e necessariamente, passiva. Ela não age racionalmente e por sua conta, mas se alimenta de entusiasmos e idéias não estáveis. É sempre escrava das influências instáveis da maioria, das modas e dos caprichos que passam.

[…]

Como animais que temem desgarrar-se do rebanho, os indivíduos que compõem a massa jamais discordam da maioria.

[…]

A inserção na massa lhe impõe que se vista como os outros, que coma como os outros, que goste do que gostam os outros.

Ser, pensar, agir, estar sempre, obrigatoriamente, “como os outros” é amoldar-se a esse implacável “deus” chamado “todo mundo”. É renunciar à própria individualidade, trocando-a pelo amorfo e medíocre “eu coletivo” da multidão.

Inserir-se na massa é socializar a si mesmo.

A massa é, portanto, o povo degenerado.”

O QUE É CULTURA?

Pode-se dizer que a verdadeira Cultura é aquilo que permanece intacto dentro do ser ou entre o povo, independente da ação do tempo, das influências, ou de todos os outros fatores que possas tentar alterá-la. A Cultura de um povo é, então, o conjunto de seus conhecimentos e valores puros e essenciais.

Podemos traçar o termo Cultura com o de Agricultura, uma vez que a Cultura é “plantada” e “cultivada” pelo povo.

É preciso limpar o terreno de qualquer dado inútil, considerado erva daninha, dando lugar à plantação de bons ensinamentos, verdades úteis e hábitos saudáveis.

É preciso habituar-se a pensar, separando os ensinamentos como melhor convém, organizando os estudos e arando a própria inteligência. Lembrando que o estudo sem a seleção de informações e a devida organização pode não ser considerado Cultura. É preciso hierarquizar os conhecimentos com a ajuda da lógica.

Este é o âmago do processo de formação do que é chamado de Cultura.

Anúncios

15 Respostas para “TCC- Definição de Cultura de Massa

  1. Muito fofis seu blog*

    E bastante clara sua definição de Cultura de Massa ajudou-me bastante e solucionar umas dúvidas.
    Parabéns*
    🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s