TCC – Nota a Ideologia

Segundo a definição dada por Marilena Chaui: “A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Ela é, portanto, um corpo explicativo (representações) e prático (normas, regras, preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes, a partir das divisões da esfera da produção. Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referencias identificadores de todos e para todos, como por exemplo, a Humanidade, a Liberdade, a Igualdade, a Nação ou o Estado”.

Trecho de O que é ideologia, pg. 113, Marilena Chaui

Dissecando ainda um pouco mais o que é a Ideologia, encontramos algumas certas características:

– Constitui um sistema de representações que nos “ensinam” a pensar e de normas que nos “ensinam” a agir

– Sua função é assegurar determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência, adaptando os indivíduos às tarefas designadas pela sociedade.

– As diferenças e conflitos socias são camuflados, ora com descrição da “sociedade uma e harmônica”, ora com a justificação das diferenças existentes.

– Feito isso, é então assegurada o entendimento dos homens com a aceitação sem críticas das tarefas mais penosas e pouco recompensadoras, em nome da “vontade de Deus” ou do “dever moral” ou simplesmente como “ordem natural das coisas”

– Ela também tem a função de manter a dominação de uma classe sobre a outra.

Mesmo que de certa forma as pessoas saibam disso, a ideologia não é considerada verdadeiramente como uma Mentira que as pessoas de classe dominante inventam para controlar a classe dominada. Simplesmente sofrem sua influência, fazendo com que aceitem a dominação uma coisa Natural, tomando os valores de sua classe como universais.

Ou seja? Não é um processo natural dizer que os ricos controlam os pobres, isto não faz parte da natureza. É algo que vem da história, que foi moldado pelo próprio homem, e produto de sua contínua ação neste sistema.

Uma vez analisados os tais “valores universais”, que é algo que a classe dominante estende para a classe dominada, vemos que a sociedade, por exemplo, não é “unida e harmoniosa”, e sim dividida e conflitante. A universalidade de idéias e valores é nada mais do que uma abstração, um certo absurdo, afinal elas não se referem a realidade, e sim ao aparecer social. Para amansar e ludibriar os dominados. Por isso, a ideologia é algo ilusório, que oculta detalhes e processos que só podem ser descobertos por observação e crítica.

O dominado será sempre controlado e iludido pela classe dominante, seja em questão ao seu “salário equivalente ao trabalho”, seja pela “educação para todos”, ou o lugar definido pela “competência de cada um”.

A hierarquia continua como sempre foi desde os tempos mais remotos. Um segmento se dedica ao trabalho intelectual e outro, ao manual. Isso significa que os que sabem pensar, mandam, enquanto os que não sabem, só obedecem.

(Ciça, O Pato, Rio de Janeiro, Codecri, 1978, Col. Humor, V. 1.)

Uma resposta para “TCC – Nota a Ideologia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s