O Fabuloso Destino de Amelie Poulain

 Um filme de Jean-Pierre Jeunet, com participação de Audrey Tautou e Mathieu Kassovitz. Aproximadamente 120 min, “comédia”, ano de 2001 (lançamento na França).

O Fabuloso Destino de Amelie Poulain te leva numa viagem definitivamente inesquecível pelo íntimo, não só próprio, como alheio, por mais estranho que possa ser, ou mais comum. Amelie é uma francesa (o filme todo é francês, estrangeiro) que passou por uma infância reclusa de outras crianças, sozinha com seu pai distante e sua mão rigorosa. Sua mãe falece, e Amelie espera o tempo até poder deixar sua casa, para morar sozinha num charmoso apartamento e trabalhar num café. Descobre em sua casa uma caixinha de lembranças de um velho morador e decide achá-lo, para entregar-lhe suas memórias infantis. O senhor fica tão emocionado, que Amelie decide ajudar a vida das pessoas a partir daí. Completamente sensitiva aos pequenos detalhes, e aos pequenos prazeres e excentricidades, Amelie te leva junto num mundo fechado, particular, e embasbacante de sua genialidade mirabolante. Entre risos, comoções e suspiros apaixonados, este se torna com toda a certeza um dos melhores filmes que você jamais verá em sua televisão. É tão fácil identificar-se completamente com a personagem, que talvez eu esteja apenas sendo muito pessoal. Mas existem tantos outros ao redor, com tantos outros problemas e visões do mundo e de si, que às vezes, você pode se perder na maravilha que é esta obra. Não duvido que seja um filme que é estritamente necessário que se veja mais de uma vez, para que todos os detalhes, cores, sorrisos e olhares sejam fixados permanentemente na memória. Faça um favor a si mesmo, e assista.

Rating: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

(Pirada para conseguir comprar o DVD!)

2 Respostas para “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain

  1. Meus parabéns, mais uma ótima escolha. “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, é mesmo um filme essencial. Amélie é essencial, seu jeito desleixado em contraste com seus traços angelicais, deixam qualquer um encantado. Amélie é um arquétipo de desconstrução da vida moderna, as peculiaridades de sua vida revelam um mundo que a maioria de nós procura evitar, um exemplo de autenticidade com atitude e desprendimento de valores pouco relevantes para o intimo de cada um. Amélie acredita no diferente, no incomum, no que foge dos padrões. Para Amélie basta ser Amélie, e o destino será parte da aventura de um presente que somente Amélie pode nós dizer qual é. Fabuloso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s