Antes Do Amanhecer

Before Sunrise.

Um filme de Richard Linklater (Jovens, Loucos e Rebeldes). 101 minutos, aproximadamente. Um romance, de 1995, com os protagonistas (exclusivos) Ethan Hawke e Julie Delpy. De acordo com a crítica é “Divertido, comovente e perceptivo. Uma obra de arte”.

Começa como grande maioria dos romances, quando uma garota e um rapaz se conhecem, especificamente num trem. Começam a conversar, a trocar idéias, impressões e olhares. Ela é uma linda francesa, com mil e uma caraminholas na cabeça. Ele, um americano um tanto rebelde, engraçado e com mais mil caraminholas na cuca. Conversa vem, conversa vai, eles acabam por mudar todos os planos de seu dia para passarem-no juntos pelas ruas e aventuras da terra estrangeira de Viena. É o acontecimento do encontro dos sonhos de qualquer um numa viagem incrível, com o desconhecido perfeito. É apaixonante, sem sombra de dúvidas. Tudo acontece no desenrolar de uma só situação. O filme todo acompanha apenas os passos dos dois pelo dia, mas não se torna maçante por isso. Existem sim, alguns clichês, como todo romance, claro, mas são desculpáveis.

É a prova irrefutável de que é preciso viver os bons momentos, como se só fossem durar pouco. Como se estivessem por um fio. Como se todo o entusiasmo fosse se extinguir assim que a situação tivesse um fim. É simplesmente viver, e aproveitar isso. Também trata do respeito pela idéia de outra pessoa, pela sua opinião e pelo seu jeito. É o diálogo perfeito, sem fim, sem limitações. Só dois desconhecidos, numa cidade desconhecida, experimentando o amor.

Sinopse: Ontem estranhos, hoje, almas gêmeas. Mas eles terão que se separar em poucas horas. Jesse e Celine estão fazendo todos os momentos valerem, levando suas vidas da melhor maneira que eles podem até Antes do Amanhecer.

De Richard Linklater, chega um outro conto inteligente sobre dois jovens numa encruzilhada. Ethan Hawke e Julie Delpy interpretam jovens nos seus vinte e poucos anos que se encontram num trem na Europa, se identificam imediatamente e decidem explorar Viena juntos. As pessoas, os lugares e os atraentes mistérios da cidade tornam-se seus novos itinerários. O amor é o seu destino. No caminho, eles compartilham suas esperanças, piadas, sonhos, preocupações e admiração. É um dia para durar em suas memórias. E uma homenagem aos amores eternos.

Rating: ♥ ♥ ♥ • •

(procuro comprar, sem dúvida)

Anúncios

Uma resposta para “Antes Do Amanhecer

  1. Haha… Antes do Amanhecer? Ta aí uma grande surpresa para mim, você realmente se demonstra disposta a abrir os seus horizontes.

    Não é um filme para todos, apesar de ser encontrado nas prateleiras de vídeo locadoras na seção água-com-açúcar. O filme requer uma relativa sensibilidade para ir das imagens aos vários assuntos abordados em seus diálogos, mas você resumiu bem em seu poste – é um filme que fala sobre a importância de se valorizar o momento. Mas o filme vai além, pode se observar que na vida só se pode viver o sublime quando não temos conhecimento do passado, não planejamos o futuro, e apenas vivemos o presente como se fosse a única coisa que importa, uma contradição exposta pelos próprios personagens quando enfatizam a importância de serem estranhos e não terem nenhum ligação em comum. Para entender “Antes do Amanhecer”, é preciso divagar por “Antes do Pôr-do-sol” (continuação não tão boa mas que merece ser vista para se compreender a visão de mundo do autor). Em Antes do Pôr-do-sol, a idéia de que apenas “momentos” bastam para vivermos as grandes coisas da vida, cai por terra, quando o filme revela que há momentos e momentos, e que os de verdadeira relevância não terminam quando um outro toma o seu lugar, mas que perdura até o fim da vida, seja na lembrança ou no simples lamento de que poderia ter sido mais que um momento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s