Via Láctea

Me diz que perdi o senso porquê ouço as estrelas. Mas eu te digo que, para ouvi-las, muitas vezes acordo e abro as janelas do quarto, admirado! E conversamos a noite toda, enquanto cintila a via láctea. Ao nascer do sol, em prantos, eu as procuro pelo céu deserto. Me diz: “Amigo louco! O que conversa com elas? Que sentido tem o que elas te falam?”.  E eu responderei: ” É preciso amar para entendê-las! Pois só quem ama pode ter um ouvido capaz de ouvir e entender estrelas.”

Estes dias, folheando meu livro de Literatura & Redação, este poema simplismente me hipnotizou. Me senti quase obrigada a fazer uma releitura… maravilhoso!

 

Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto,
E abro as janelas, pálido de espanto…

E conversamos toda a noite enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E ao vir do Sol, saudoso e em pranto
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: “Tresloucado-amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Têm o que dizem, quando estão contigo?”

E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.”

(Olavo Bilac)

4 Respostas para “Via Láctea

  1. Olavo Bilac sempre me atraio, mas nunca conheci muito bem seus poemas.
    Bela escolha

    dizem que quando nos identificamos com poemas assim, românticos, estamos apaixonados, mas é só o que dizem por ai…rs

  2. Achei esse poema aleatoriamente no meu livro ano passado também, e praticamente fiquei recitando as frases “Tresloucado-amigo! Que conversas com elas? Que sentido têm o que dizem, quando estão contigo?” e “Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e de entender estrelas.” por aí à torto e a direita, hehe

    Também depois disso praticamente não parei de usar a interjeição “tresloucado amigo!” para chamar a atenção de alguém para o quê eu dizia, assim como não parei de usar o verbo “defenestrar” depois de ler Luis Fernando Veríssimo… fatos curiosos da vida -q

Deixe uma resposta

